contato@faculdadecesa.edu.br
|

FACESA amplia o Programa de Inclusão de Minorias no Ensino Superior

 

 

A FACESA, em sua política de Equidade e Inclusão de Minorias, consolida sua missão, compromisso e responsabilidade social com a inclusão e respeito pelo ser humano, bem como amplia suas ações afirmativas para oportunizar o acesso ao ensino superior de grupos sociais que são considerados como minorias, ao lançar Edital que oferta bolsas integrais de estudos para as pessoas negras (pretos e pardos), a exemplo do que já realizou com a comunidade Trans (transexual, transgênero e travesti).

 

Nessa edição o Edital do Programa de Equidade e Inclusão de Minorias da FACESA – EQUI, oferta 2 bolsas integrais de estudos para qualquer um dos cursos presenciais de graduação da instituição: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia e Serviço Social, destinadas a pessoas negras (pretos e pardos), como forma de contribuir para que esses indivíduos tenham acesso ao conhecimento acadêmico-científico e sejam respeitadas nesse espaço de construção intelectual e social.

 

No Brasil, há o discurso da existência de uma sociedade democrática e de respeito aos direitos humanos e fundamentais. Nesse sentido, a Lei 12.288/2010, que trata da instituição do Estatuto da Igualdade Racial, em seu artigo 4º, Inciso VII, referenda esse discurso ao afirmar:

 

Art. 4o A participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País será promovida, prioritariamente, por meio de:
[...]
VII - implementação de programas de ação afirmativa destinados ao enfrentamento das desigualdades étnicas no tocante à educação, cultura, esporte e lazer, saúde, segurança, trabalho, moradia, meios de comunicação de massa, financiamentos públicos, acesso à terra, à Justiça, e outros.

 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Educação, 2019), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 71,7% dos jovens fora da escola são negros, e apenas 27,3% destes são brancos. O mesmo estudo demonstra a desigualdade de acesso à educação nos índices de analfabetismo. Em 2019, 3,6% das pessoas brancas de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto entre as pessoas negras esse percentual chega a 8,9%.

 

Dessa forma, a FACESA cumpre com sua responsabilidade social e abre o diálogo no caminho da ampliação da inclusão das pessoas pertencentes ao grupo étnico-racial negro (pretos e pardos) nas Instituições de Ensino Superior de uma maneira digna, justa e humanizada.


Edital do Programa: Clique aqui

 

Inscritos aptos para Prova Objetiva e Redação: Clique aqui

 

Resultado da Prova Objetiva e Redação: Clique aqui

 

Resultado Final do Processo Seletivo: Clique aqui

jualtoto jualtoto jualtoto jual toto cahayatoto cahaya toto ohtogel oh togel indosattoto indosat toto ohtogel oh togel ohtogel oh togel ohtogel oh togel jualtoto jual toto jualtoto jual toto cahayatoto cahaya toto cahayatoto cahaya toto indosattoto indosat toto indosattoto indosat toto jualtoto ohtogel sisi368 jualtoto jualtoto sisi368 sisi368 sisi368 situs toto situs toto situs toto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel sisi368 sisi368 sisi368 sisi368 sisi368 ohtogel