PRESENCIAL
EAD
A VIII Jornada Científica da FACESA é um evento anual que busca articular as dimensões do ensino e da pesquisa, com ênfase na produção científica, inerentes à formação profissional nas diversas áreas do saber. Em consonância com as atualidades a Faculdade do Complexo Educacional Santo André visa propor e a construir coletivamente a dinâmica da jornada, repetindo um esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica. Desse modo, em 2023 o evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 do mês de abril, e terá como tema: A agenda 2030: a inteligência artificial, desenvolvimento sustentável e as transformações planetárias”.
A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.
Os objetivos e metas são integrados e abrangem as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica – e podem ser colocados em prática por governos, sociedade civil, setor privado e por cada cidadão comprometido com as gerações futuras.
1º Lote: (03/04 a 21/04)
2º Lote (22/04 a 26/04)
Dados Bancários:
SOCIEDADE GRADUAÇÃO
CNPJ: 05.833.836/0001-90
Agência: 0214-3
Conta Corrente: 38550-6
PIX: 05.833.836/0001-90
OBS: O formulário de inscrição somente deverá ser preenchido após o devido pagamento da inscrição, posteriormente, o comprovante de pagamento deverá ser anexado junto ao formulário.
Formulário de Inscrição: Clique Aqui
PROGRAMAÇÃO:
26/04: ABERTURA
18h: Credenciamento (Fotos 360º)
19h: Apresentação cultural (2º Período de Educação Física, Prof.ª. Rosy)
19h:30min: Composição da mesa
20h às 22h: "Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030"
Conferencista: Nildo Dias
27/04: MINICURSOS
19h:30min às 22h
Administração:
Minicurso 1: Objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030
Mediador: Márcia Egina Câmara Dantas
Minicurso 2: Consumo sustentável responsabilidade socioambiental
Mediador: Eulita Souza
Minicurso 3: Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e a participação social
Mediador: Willi Kesle Ferreira
Ciências Contábeis:
Minicurso 1: Contabilidade Tributária e o setor público
Mediador: João Barata
Minicurso 2: Desvendando os mistérios das licitações públicas
Mediador: Ana Ederlinda
Minicurso 3: SPED e o projeto BBB
Mediador: Lucas Araújo
Educação Física:
Minicurso 1: Musculação e aspetos morfológicos biopositivos em idosos.
Mediador: Talles Breno Cardoso Barbosa
Minicurso 2: A influência da atividade física no desenvolvimento humano.
Mediador: Walgrenio Alves
Minicurso 3: Iniciação ao tênis de campo infantil.
Mediador: Nelton Eduardo Barbosa e Lopes
Minicurso 4: Gêneros Textuais Acadêmicos: fundamentos e usos
Mediador: Victor Rafael do Nascimento Mendes
Enfermagem:
Minicurso 1: Psicodiagnóstico neurodivergente na era digital: ética, avaliação e cuidado.
Mediador: Alan Dantas
Minicurso 2: Instrumentação cirúrgica
Mediador: Vinícius Maia
Minicurso 3: Segurança do paciente e cuidados de enfermagem no contexto da UTI
Mediadoras: Marlison Diego e Suzane Gomes de Medeiros
Fisioterapia:
Minicurso 1: Terapias integrativas
Mediador: Joel Florêncio
Minicurso 2: Fisioterapia dermatofuncional
Mediador: Fernanda Mariany
Pedagogia:
Minicurso 1: Libras: comunicação para uma transformação planetária.
Mediador: Patrícia Santos S. da Silva e Monica S. Pereira
Minicurso 2: Alfabetização e as Metodologias Ativas: a busca por uma prática alfabetizadora nos objetivos da a agenda 2030. Mediador: Daliane do Nascimento dos Santos
Serviço Social:
Minicurso 1: Relações Interpessoais-Fortalecendo o trabalho em Equipe
Mediador: Cintya Kariedja
Minicurso 2: Serviço social na política de assistência social: instrumentos e técnicas.
Mediador: Louise Evelin
Minicurso 3: Formatação de Trabalho Acadêmico
Mediador: Izabella Silva
28/04: – ENCERRAMENTO
Apresentação de trabalhos (artigo, resumo simples)
18h:30min às 20h:00min: Exposição de banners e apresentação oral
GT (1) - Administração Pública e de Empresas: Estudos e Pesquisas relacionados ao Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação; Administração da Produção e Operações; Gestão de Pessoas; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Administração Pública; Gestão Social e Responsabilidade Socioambiental; Administração da informação; Estudos Organizacionais; Estratégia nas Organizações; Pesquisa Operacional; Marketing e outros temas de interesse da Administração.
GT (2) - Ciências Contábeis: Estudos e Pesquisas relacionadas à Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade para Usuários Externos; Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais; e Educação e Pesquisa em Contabilidade e outros temas relevantes e de interesse da Contabilidade.
GT (3) - Educação Física: Estudos acerca da atividade física e sua relação com a saúde e qualidade de vida nas diferentes etapas da vida; ampliando a perspectiva de educação para promoção e prevenção da saúde de acordo com momento atual do mundo.
GT (4) – Enfermagem: Estudos e pesquisas relacionados ao uso de tecnologias e inovações na enfermagem; Ética/bioética na área da enfermagem; Boas práticas em saúde e cuidado de enfermagem na era contemporânea; Segurança do paciente e enfermagem; Saúde mental e saúde nos diversos ciclos de vida do indivíduo/sociedade; Outros temas de interesse para a enfermagem.
GT (5) - Fisioterapia: Estudos relacionados à Métodos e Técnicas de Pesquisa; Perspectivas no processo de reabilitação; Longevidade e bem-estar físico, mental e social; Intervenção fisioterapêutica na promoção e prevenção em saúde na atenção básica e outros temas relevantes e de interesse da fisioterapia.
GT (6) – Pedagogia: estudos sobre os processos educativos no campo da gestão, formação de professores, a relação ensino e aprendizagem, processos educacionais vinculados às diferentes linguagens, as tecnologias a prática educativa, práticas educativas escolares e não escolares na perspectiva da inclusão, diversidade e do atendimento educacional aos estudantes com deficiência, Transtornos do espectro autista e altas habilidades e superdotação. Alfabetização e as Metodologias Ativas e outros temas relevantes e de interesse da Pedagogia e educação
GT (7) – Serviço Social: Pesquisas relacionadas aos Movimentos sociais e serviço social; Seguridade social: políticas de assistência social, saúde e previdência social; ética, direitos humanos e serviço social; Trabalho e questão social: mundialização do capital e as desigualdades sociais e outras temáticas de interesse do Serviço Social.
20h00min às 22h00min: Conferência de encerramento
Tema: Ética, humanismo e seus desafios na sociedade contemporânea
Conferencista: Wanderley Fernandes da Silva
EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Art. 1º - DISPOSIÇÕES GERAIS
As inscrições para submissão de trabalhos estarão abertas a partir do dia 03/04/2023 até o dia 15/04/2023.
O envio do trabalho para submissão e apresentação na VII Jornada Científica da FACESA implica na autorização automática dos autores para publicação da produção científica nos Anais do evento.
A não observância das normas descritas neste artigo implicará na recusa da avaliação do trabalho.
Todos os trabalhos deverão ser submetidos para o e-mail: trabalhos.jornada@faculdadecesa.edu.br, em formato Word 2010 (ou superior) e em duas versões (Uma com identificação dos autores e outro sem identificação). Trabalhos enviados em formato PDF serão rejeitados.
As apresentações dos trabalhos científicos ocorrerão em formato Presencial na FACESA, no dia 27/04/2023, em horário e sequência definida pela comissão científica e coordenação do evento.
Art. 2º - GRUPOS TEMÁTICOS
Os trabalhos deverão ser submetidos, de acordo com suas áreas específicas, para o seguintes Grupos Temáticos:
GT (1) - Administração Pública e de Empresas: Estudos e Pesquisas relacionados ao Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação; Administração da Produção e Operações; Gestão de Pessoas; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Administração Pública; Gestão Social e Responsabilidade Socioambiental; Administração da informação; Estudos Organizacionais; Estratégia nas Organizações; Pesquisa Operacional; Marketing e outros temas de interesse da Administração.
GT (2) - Ciências Contábeis: Estudos e Pesquisas relacionadas à Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade para Usuários Externos; Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais; e Educação e Pesquisa em Contabilidade e outros temas relevantes e de interesse da Contabilidade.
GT (3) - Educação Física: Estudos acerca da atividade física e sua relação com a saúde e qualidade de vida nas diferentes etapas da vida; ampliando a perspectiva de educação para promoção e prevenção da saúde de acordo com momento atual do mundo.
GT (4) – Enfermagem: Estudos e pesquisas relacionados ao uso de tecnologias e inovações na enfermagem; Ética/bioética na área da enfermagem; Boas práticas em saúde e cuidado de enfermagem na era contemporânea; Segurança do paciente e enfermagem; Saúde mental e saúde nos diversos ciclos de vida do indivíduo/sociedade; Outros temas de interesse para a enfermagem.
GT (5) - Fisioterapia: Estudos relacionados à Métodos e Técnicas de Pesquisa; Perspectivas no processo de reabilitação; Longevidade e bem-estar físico, mental e social; Intervenção fisioterapêutica na promoção e prevenção em saúde na atenção básica e outros temas relevantes e de interesse da fisioterapia.
GT (6) – Pedagogia: estudos sobre os processos educativos no campo da gestão, formação de professores, a relação ensino e aprendizagem, processos educacionais vinculados às diferentes linguagens, as tecnologias a prática educativa, práticas educativas escolares e não escolares na perspectiva da inclusão, diversidade e do atendimento educacional aos estudantes com deficiência, Transtornos do espectro autista e altas habilidades e superdotação. Alfabetização e as Metodologias Ativas e outros temas relevantes e de interesse da Pedagogia e educação
GT (7) – Serviço Social: Pesquisas relacionadas aos Movimentos sociais e serviço social; Seguridade social: políticas de assistência social, saúde e previdência social; ética, direitos humanos e serviço social; Trabalho e questão social: mundialização do capital e as desigualdades sociais e outras temáticas de interesse do Serviço Social.
Art. 3º – DAS CATEGORIAS DE TRABALHOS
Os trabalhos deverão seguir as normas de formatação específicas de categoria a qual foram submetidos, conforme os incisos I, II e III, deste artigo. No entanto, algumas orientações e normas de formatação gráfica são comuns a todas as categorias, tais como:
I - ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os trabalhos pertencentes a categoria “Artigo Científico” a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:
II- RESUMO SIMPLES
Os trabalhos pertencentes a categoria “Resumo Simples” a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:
a) O Resumo Simples deverá conter entre 150 a 250 palavras.
b) A sequência de itens deste tipo de trabalho deverá respeitar à seguinte ordem:
III- RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Os trabalhos pertencentes a categoria “Relatos de Experiências” a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:
Art. 4º - DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO
I- APRESENTAÇÃO ORAL (ARTIGO CIENTÍFICO):
II- APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES (RESUMOS SIMPLES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS)
Art. 5º - DA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
Art. 6º – DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Art. 7º - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Casos omissos e situações não previstas neste Edital serão avaliados pela Coordenação Geral e Comissão Científica da VII Jornada Científica da FACESA.
E-mail: trabalhos.jornada@faculdadecesa.edu.br
Contato: 3331-7105