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A FACESA dá continuidade às ações institucionais de Responsabilidade Social, com o lançamento da quarta edição do Edital do Programa de Equidade e Inclusão de Minorias – EQUI, para o semestre 2023.2, oferecendo duas bolsas integrais de estudos para qualquer um dos cursos presenciais de graduação da IES: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia e Serviço Social, destinadas a membro de Povos e Comunidades Tradicionais, a saber: andirobeiras, apanhadores de sempre-vivas, catingueiros, caiçaras, castanheiras, catadores de mangaba, ciganos, cipozeiros, extrativistas, faxinalenses, fundo e fecho de pasto, geraizeiros, ilhéus, indígenas, isqueiros, morroquianos, pantaneiros, pescadores artesanais, piaçaveiros, pomeranos, povos de terreiro, quebradeiras de coco babaçu, quilombolas, retireiros, ribeirinhos, seringueiros, vazanteiros e veredeiros.

 

Através dessa ação, a FACESA consolida sua missão, compromisso e responsabilidade social com a educação inclusiva, respeito ao ser humano por proporcionando acesso ao ensino superior a grupos sociais que são considerados como minorias, a fim de que, os povos e comunidades tradicionais, sintam-se valorizados e mostrem o quanto são capazes de conquistarem seu espaço.

 

A legislação educacional brasileira prevê que todos têm direito à educação em todos os níveis e modalidades de ensino e, a legislação existente para Povos e Comunidades Tradicionais, é muito clara quando afirma, através do Decreto Nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007, que há um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais, visando a melhoria da qualidade de vida destes povos e sua inclusão social.

 

É nesse contexto que a FACESA, consciente de seu papel social em Assú/RN e região do Vale do Açu, bem como em outras regiões do Estado do Rio Grande do Norte, amplia o Programa de Equidade e Inclusão de Minorias, a fim de priorizar as determinações legais que almejam uma educação inclusiva para todos e não apenas para alguns.

 

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