PESQUISA

Referente à política de pesquisa, a FACESA se organizará na forma de Faculdade e, como tal, não tem compromisso legal com a produção de conhecimentos por intermédio das atividades de pesquisa institucionalizadas.

Contudo, sabedora da importância da pesquisa também como processo de aprendizagem incentivará, tanto docentes como discentes, a desenvolverem projetos de pesquisas e demais produções científicas, tecnológicas, atividades técnicas, culturais ou artísticas, que possam estar vinculadas ao ensino.

Como parâmetro de definição destas atividades se utilizará, prioritariamente, a plataforma Lattes, relativa à produção técnica, a saber:

a) Assessoria e consultoria;

b) Extensão tecnológica;

c) Processos ou técnicas;

d) Trabalhos técnicos;

e) Curso de curta duração ministrado;

f) Desenvolvimento de material didático ou instrucional

g) Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia;

h) Relatório de pesquisa;

i) Outra produção técnica.

As ações acadêmicas relativas a pesquisa, desde que seja entendida como pertinente ao curso de graduação por meio de seu colegiado, irão requerer a elaboração de projeto circunstanciado cientificamente, bem como a realização de justificativa, no corpo do projeto, onde se mostra a pertinência relativa a vinculação com as atividades de ensino e extensão.

As ações administrativas para pesquisa estarão voltadas ao subsídio das necessidades encontradas pelo pesquisador. Serão ações de fomento à pesquisa.

O fomento à pesquisa pode derivar desde a alocação de horas remuneradas para tal fim como também de outras formas de auxílio que contemplem a cobertura de despesas operacionais.

A Pesquisa está institucionalizada na FACESA, através de resolução que orienta a formação de grupos de pesquisa e do Núcleo de Extensão e Pesquisa, que acompanha, entre outras coisas, a execução do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-FACESA). Para mais informações sobre processo seletivo de Bolsa PIBIC, clique no menu Acesso Rápido, em seguia, Apoio Acadêmico e, por último, Iniciação Científica.